sábado, 18 de outubro de 2008

Fábula do lobo e do cordeiro, de Fedro

Um lobo e um cordeiro,movidos pela sede,dirigiram-se ao mesmo riacho.O lobo parou no alto,o cordeiro muito mais abaixo.Então o velhaco do lobo,invadido por uma desenfreada gulodice,procurou um pretexto para entrar em litígio.

-Porque é que- disse -turvas a água que eu estou a beber?
Cheio de temor, o cordeiro respondeu-lhe:
- Desculpa, mas como é que eu posso turvá-la?A água que bebo passa primeiro por ti.
E o lobo,vencido pela evidência do facto,disse:
-Há seis meses disseste mal de mim.
E o cordeiro replicou:
-Mas há seis meses ainda nem sequer tinha nascido!
- Por Hércules, então foi o teu pai que disse mal d mim-disse o lobo.
E saltou de repente para cima do cordeiro, despedaçando-o e matando-o injustamente.



Apartir desta fábula, que foi escrita a pensar em todos aqueles que oprimem inocentes com falsos pretextos,podemos ver que quem prevarica tenta sempre legitimar as suas acções e se esta é-lhe negada então o prevaricador usa o não-argumento da força opondo-o à retórica.

Sem comentários: